Postado por : Naraku terça-feira, 19 de junho de 2018

O que faz The Lost Canvas ser tão incrível, angariar uma legião de fãs e ser melhor que a serie original?

©TMS Entertainment
O anime Saint Seiya (ou Cavaleiros do Zodíaco, para nós brasileiros), desde a sua essência, fez um grande sucesso no mundo; e por aqui não foi diferente. Quando era exibida lá nos primórdios da nossa saudosa TV Manchete! Porém, nem tudo são flores. As críticas a obra criada por Masami Kurumada são grandes; desde o excesso de protagonismo (exercido por Seiya) , até pela falta de profundidade em personagens secundários.
Mas eis que em 2006 é lançado um mangá, do qual não foi feito por Kurumada mas de total aprovação dele (a princípio era de aprovação dele, depois virou não canônico, uma história paralela); escrita por Shiori Teshirogi, que se popularizou tornando-a, para a grande parte dos fãs de Cavaleiros, a melhor adaptação da obra, e o seu nome é Os Cavaleiros do Zodiaco: The Lost Canvas. Falaremos alguns dos motivos nos quais; esse mangá/anime, é a melhor adaptação de Saint Seiya.

Enredo

©TMS Entertainment
Cavaleiros do Zodíaco sempre teve como base de história; a luta dos defensores da deusa Athena contra um mal maior (no caso, sempre contra algum Deus) e consequentemente elevando seu patamar para uma guerra. Porém, Kurumada nunca se preocupou muito em construir uma narrativa dos personagens. Mas o que eu quero dizer com isso? Quero dizer o que motiva realmente um cavaleiro a lutar numa guerra? Não é somente a questão de servidão a deusa e por isso tenho que lutar; mas sim a razão que faz querer lutar, quem eu tenho que proteger?
Em Lost Canvas, este aspecto é levado a sério, onde eu posso citar; como exemplo, do protagonista Tenma de Pégasus. Ele vivia em um orfanato e desenvolveu uma forte ligação com Alone e Sasha, que viriam a ser, futuramente, a reencarnação de Hades e Athena, respectivamente! E isso é um aspecto interessante, pois o protagonista do anime conhece muito bem os “deuses”, pois nutrem uma amizade desde quando eram menores; o que deixa mais humanizado o personagem, causando empatia para com o público.

Personagens secundários

Outro grande problema que a série clássica de Cavaleiros possui, é de ter uma gama muito grande de personagens que foram jogados aleatoriamente na história, sem sentido nenhum (como os cavaleiros de prata, na saga do santuário) e em grande maioria, não explicando nada sobre eles! São tacados na história, simplesmente para saberem que existem. Só isso. Cadê a construção de personagens, Kurumada?
©TMS Entertainment/Kagaho, o Mito.
Em Saint Seiya The Lost Canvas, há a sub tramas dentro da história, que são muito bem retratados; como a relação histórica entre Hades e o cavaleiro de Pegásus; a história entre Sage e Manigold de Câncer; mas gostaria de citar aqui o arco de Kagaho de Benu; que é um dos espectros de Hades; e um dos mais fortes; diga-se de passagem. O enredo dele é muito bem trabalhado e toda sua construção é ótima. Como se isso não bastasse, ainda fica implícito que existe uma ligação dele com a futura armadura de Fênix, usada por Ikki. Simplesmente incrível.

Os Cavaleiros de Ouro

©TMS Entertainment/É Disso Que Estou Falando
Bem, o que dizer deles não é mesmo? Começaremos com a serie clássica. Como já mencionado, o grande problema do Kurumada é não saber trabalhar personagens, e com os “dourados” não foi diferente. E os exemplos mais claros disso são dois Cavaleiros de Ouro: Máscara da Morte de Câncer e Afrodite de Peixes. Alguém poderia dizer a função deles na obra? Infelizmente, foram tacados como se fossem “mais um inútil descartável”. Lamentável. Apesar de que em Saint Seiya: Soul of Gold, eles tiveram bastante destaque, mas isso não aconteceria se não existisse The Lost Canvas. Isso chega ao ponto de eles mudarem a personalidade do Máscara da Morte, e deixar semelhante ao seu antecessor, Manigold de Câncer. Mas isso é papo para outro post.
©TMS Entertainment/ Albáfica, que história, meus amigos!
Já em Lost Canvas, o tratamento dado a cada Cavaleiro de Ouro é ótima. Cada dourado tem sua própria história com começo, meio e fim.  Se eu começar a citar cada um dos “Dourados” e seus contos; daria um post gigantesco, mas podemos citar alguns aqui para exemplificar, tais como o já mencionado Hasgard de Touro e etc.
O desenvolvimento feito e as histórias de vida de cada um é simplesmente incrível e bem-emocionante; em todos os aspectos. Isso era o que os fãs de Saint Seiya queriam. Um foco maior nos Cavaleiros de Ouro, e tendo uma história muito bem-explorada. A humanização dos personagens em The Lost Canvas é, com certeza, um dos pontos altos da obra.
E você meu caro “cosmonauta” guru? Gostou de saber os motivos que faz The Lost Canvas ser a melhor adaptação de Saint Seiya? Na minha opinião é claro. Deixe seus comentários sobre o que achou e sobre sugestões para os próximos posts. Grande abraço até a próxima e faça elevar, o cosmo do seu coração!

Deixe seu Comentário:

Seu comentário é bem-vindo porque através dele você expressa o que está sentindo. Fico feliz e espero ansiosamente pela sua experiência compartilhada aqui no blog! Espero que tenha gostado, volte sempre <3

Assine as postagens | Inscrever-se para comentários

Todos os direitos reservados. © 2018 Anime e Café