Postado por : Naraku quinta-feira, 12 de outubro de 2017

É como dizem: em terra de telefone fixo, quem tem smartphone é rei

Isekai wa Smartphone to Tomo ni

Que tal um anime com uma história bem desenvolvida, um romance monogâmico, um vilão poderoso e perigoso e um protagonista que vai aos poucos crescendo em poder e personalidade? Se são esses elementos que você procura em um anime, esqueça Isekai wa Smartphone to Tomo ni. (ou simplesmente Smartphone).

Nada disso aparece, e o que temos aqui é um herói que já tem todos os pontos de evolução no máximo (mais overpower,impossível) com magias, truques e técnicas que ninguém naquele mundo possui. Soma-se a isso um monte de garotas com quem faz amizade e que se apaixonam por ele em um mundo em que poligamia é permitida, uma total ausência de um vilão que represente um desafio e uma história que parece que foi escrita por algum estudante do fundamental no Japão.

Mesmo assim, se relevarmos os defeitos da obra, Smartphone é divertido. Contraditório? Com certeza. Independente se o anime estiver ou não lhe agradando, você vai sempre ficar se perguntando o que passou na cabeça do autor em criar esse tipo de história, mas vai aguardar pelo próximo episódio só pra ver até aonde vai o enredo.

Então, vale a pena assistir? Deixaremos que você mesmo decida, mas quem sabe essa crítica não possa lhe ajudar, não é?

Um azarado que teve muita sorte

Touya Mochizuki estava no lugar errado na hora errada e foi atingido por um raio, vindo a morrer. Deus pessoalmente lhe pede desculpas pelo erro e propõe ressuscitá-lo em outro mundo. Lá, ele terá habilidades sobrehumanas e irá interagir com os habitantes. Como forma de compensação, Deus permite que Touya leve algo desse mundo. Ele escolhe levar seu smartphone, que além de servir de comunicação entre Touya e o Todo-Poderoso, ainda será útil combinado com magias.

Isekai wa Smartphone to Tomo ni.

Renascendo em um outro mundo, praticamente com a roupa do corpo e seu smartphone, o protagonista consegue algum dinheiro com suas roupas, ajuda duas irmãs que estão para ser atacadas por ladrões e aprende magias com elas. Cada cidadão nesse mundo pode ou não ter aptidão para magias, geralmente limitadas em uma por pessoa. Mas Touya não somente pode usar qualquer magia conhecida, como pode aprender novas magias sem esforço. 

Conforme a história se desenvolve, Touya conhece uma garota samurai, ajuda os pais de outras duas (que, por acaso, são as filhas do Duque e do Rei de um dos países daquele mundo, e com isso nosso sortudo protagonista ganha títulos de nobreza e até uma mansão) e encontra outros personagens.

Tão ruim, mas ao mesmo tempo tão bom

Guilty pleasure é um termo que ao pé da letra define "prazeres culposos", ou seja, é algo que faz mal mas ao mesmo tempo lhe agrada. Smartphone é um exemplo de um guilty pleasure. É um anime tecnicamente ruim, com uma história que, como já disse antes, é fraca e clichê mas, por alguma razão que a própria razão desconhece, lhe prende episódio por episódio.

Algo que não agradou nessa adaptação foi a abordagem quase infantil com que a história foi explorada. E as imagens em SD (super deformed) só reforçam isso. Se, pelo menos o anime não se levasse a sério e tirasse sarro de si mesmo pelos exageros, seria visto como uma comédia. Mas não, ele se leva a sério e tenta fazer o expectador se interessar pelo enredo sem dar a ele uma personalidade definida. Aí fica a cargo de quem for assistir ser ou não exigente.

Isekai wa Smartphone to Tomo ni.

Uma curiosidade: na novel, o bandido seria morto, mas aqui ele foi poupado

Smartphone parece se inspirar (para não dizer plagiar) em outro anime isekai de grande sucesso: Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!, ou simplesmente Konosuba. E isso é mencionado várias vezes nos episódios.

No episódio 2, a personagem Yae define Toya como quem "possui um grande poder, não age com arrogância e sempre ajuda os outros", ao contrário do protagonista Kasuma de Konosuba. E o poder de Kasuma de roubar calcinhas através de magia também é motivo de piada. Até o poder da Megumin "Explosion!" é clonado por uma das personagens no episódio 3.

Isekai wa Smartphone to Tomo ni.

Parece que o Kasuma andou dando umas dicas pro Touya de como usar sua magia

Um harém abençoado por Deus e bonito por natureza

Outro elemento que é desconstruído e mal executado pelo anime é o sub-gênero harém. E quando eu digo harém, digo daquele em que a polinímia e poligamia rolam soltas, com consentimento das amantes. Geralmente nos animes harém, é comum a exploração das mulheres em um contexto sexual. Animes como Highschool DxD, Sekirei, To Love Ru e a saga Grisaia usam e abusam de fanservice para destacar as curvas e corpos das heroínas. Em Smartphone também há fanservice mas o jeito como é exposto é leve, sem exageros. O que deveria ser um ponto positivo acaba tendo o sentido contrário, pois afasta os que estão acostumados com pele exposta, e afasta os que não gostam de fanservice em hipótese alguma. Em resumo, não agrada a nenhuma das tribos.

Mesmo assim, não podemos tirar o mérito do protagonista. Se dar conta de uma mulher em uma relação estável já é difícil, imagine então com uma... duas... três... NOVE esposas! Nesse placar, Touya ganha de outros protagonistas de haréns como Issei Hyoudou(Highschool DxD), Kazami Yuuji (Saga Grisaia), Kusanagi Goudou (Campione!), Minato Sahashi (Sekirei), dentre outros. E tudo isso com consentimento do próprio Deus, então nem tem como usar a religião como argumento para invalidar.

Isekai wa Smartphone to Tomo ni.

Muita catuaba e ovo de codorna pra esse moleque, porque ele vai precisar!

Conclusão:

Smartphone é um anime despretensioso, com um personagem super poderoso, sem grandes conflitos e com um harém invejável. O tipo de anime para se assistir com o cérebro desligado e simplesmente pelo entretenimento, já que o anime termina em aberto apresentando novos personagens mas sem perspectivas se terá ou não uma segunda temporada.

Isekai wa Smartphone to Tomo ni.

Gênero: Aventura , Comédia , Fantasia , Harém‎ , Romance
Episódios: 12

Deixe seu Comentário:

Seu comentário é bem-vindo porque através dele você expressa o que está sentindo. Fico feliz e espero ansiosamente pela sua experiência compartilhada aqui no blog! Espero que tenha gostado, volte sempre <3

Assine as postagens | Inscrever-se para comentários

Todos os direitos reservados. © 2018 Anime e Café